10 passos para um ensaio corporativo impecável
- Kaliane Madureira

- 5 de mar. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 12 de mar.
O primeiro ensaio corporativo é um ponto relevante na vida profissional, afinal por muitas vezes esse é o primeiro contato que futuros clientes terão. Como toda experiência de primeira viagem, muitos detalhes acabam passando despercebidos e/ou Pensando nisso, urge a criação de uma lista-guia para te auxiliar.

Os 3 primeiros passos são os principais a serem ponderados e por isso segmentamos eles nos seguintes tópicos;
Originalidade A singularidade de cada indivíduo é o que o torna especial e o faz se conectar com as pessoas ao seu redor. Discorrer quais suas dessemelhanças agregam e seus pontos altos (para além da aparência física) coopera para que o melhor da sua essência seja capturado.
Intencionalidade
O seu propósito move sua vida. O mesmo deve acontecer aqui! Pesquisar quais os assuntos que você pretende abordar futuramente, qual semiologia te aproxima do seu desejado público e ter um objetivo claro te auxiliará no curso do seu caminho.
Atemporalismo
Nada é melhor do que poder reutilizar a mesma fotografia para conteúdos diferentes. Por isso a escolha das vestes, acessórios e cenários deve ser incisiva. Você pode acrescentar tendências, mas lembrar de ter fotos atemporais te trará bons frutos no futuro.
A lista segue em 05 pontos que também essenciais para que sua comunicação visual seja efetiva:
Embasamento teórico: Livros, revistas, apostilas, dicionários, artigos e/ou estudos de caso; Este é o momento ideal para exibir suas abordagens, conhecimentos e questionamentos.
Vestimenta: Uniforme e/ou jaleco; Roupa social e casual;
Atenção especial para as escolha de cores e/ou estampas, ao polimento, engomo das roupas e escolha dos acessórios.
Equipamentos eletrônicos: Computador, notebook, tablet e/ou Kindle, equipamentos de audiovisual (câmeras, celular, fone, microfone lapela, rádio);
Este momento auxilia a ativar o lúdico ao criar o imagético do seu trabalho.
Ferramentas utilizadas: Material de apoio em geral, como tesoura, pincel de maquiagem, estetoscópio, maquete, kit costura, amostragem geral, embalagens (em caso de e-commerce)...
Reafirme o seu trabalho visualmente de forma que o cliente entenda o que você faz sem a necessidade de lhe perguntar.
Props: Xícara, agenda, caneta, bloco de notas, óculos, mala e/ou matelas, retratos, plantas.
É bem-vindo tudo o que reafirme sua identidade e acrescente.
Na galeria a cima nota-se exemplo de usos dos passos anteriores. Cada fotografia identifica um profissional de área distinta.
Os últimos 02 passos não são menos importantes e são preparatórios. Estes afetam diretamente no resultado das fotografias e são definitivos para que o resultado seja um sucesso.
Os profissionais devem ser escolhidos a dedo. É necessário o preparo de maquiagem adequado, sendo uma maquiagem que valorize, mas que não esteja no padrão natural da sua persona, afinal o ensaio deve lhe representar; Caso escolha ter um styling priorize inicialmente ter uma reunião para alinhar os seus gostos e expectativas com o profissional. Também é importante provar as roupas para evitar imprevistos. Escolha um fotógrafo que tenha a visão que você busca, observe se o portfólio e identidade do profissional estão conectadas ao que você procura. É extremamente válido separar um momento para trocar referências visuais e explicar suas expectativas.
O dia e local do ensaio tem um peso enorme. Não estar descansada(o) e preparada(o) é um dos erros mais comuns que ocorrem. Achar um momento na rotina para nós mesmos sempre é complicado. Mas este é um momento de investimento crucial para seu crescimento, priorize descansar no dia/noite anterior e escolher um local que te deixe confortável. Investir financeiramente em uma locação mais privada pode fazer milagres para o seu desenvolvimento nas lentes.
De modo geral, é importante ponderar quais são suas aberturas financeiras e quais são seus pontos altos e baixos. Se timidez é um fator conflitante, uma locação em estúdio pode fazer todo investimento valer a pena. Se você tem um bom senso e acesso a moda, pode não ser necessário um stylist. Sabemos o custo e a transformação que uma imagem bem posicionada no mercado faz. Nossa missão é te ajudar a chegar ao seu melhor e espero genuinamente que esse artigo tenha te ajudado!

















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